Os dentes do Siso são os últimos dentes a nascerem, nem sempre tem espaço suficiente na boca para acomodar os dentes do siso. Por isso, há o risco desses molares ficarem presos embaixo do tecido gengival, de outros dentes ou ossos e quando isso acontece, podem causar dor, inchaço e até dificultar a higiene bucal. Diante dessas situações, não tem saída a não ser removê-los!

Se o seu dentista recomendou a extração do siso, você talvez esteja com medo. Mas não há motivos para se preocupar: o procedimento, apesar de se tratar de uma cirurgia, é bem simples e feita de forma rotineira. Para que tudo ocorra bem e você se recupere mais rapidamente, algumas dicas são essenciais:

Siga todas as orientações do cirurgião-dentista
Apesar de parecer óbvio, nem todo mundo segue à risca as recomendações do cirurgião-dentista. Mas, querendo ou não, a extração do dente do siso é uma cirurgia e o paciente deve cumprir todos os cuidados pré e pós-operatório para evitar complicações durante o procedimento e se recuperar mais rápido.

Tenha uma alimentação nutritiva
Os cuidados com a alimentação começam antes mesmo da cirurgia para evitar dor, desconforto e auxiliar no processo de cicatrização. Aposte em alimentos nutritivos que ajudem a fortalecer o sistema imunológico. Depois da cirurgia, o ideal é investir em ditas ricas em opções pastosas e líquidas, servidas, de preferências, mornas ou frias. Sopas de vegetais e sucos naturais de frutas são ótimas pedidas.

Escove os dentes adequadamente
Cuidado ao escovar os dentes depois da extração do siso. Use uma escova ultramacia e manuseie-a de forma mais suave que o habitual. É bem provável que seu cirurgião-dentista o oriente a preservar a região operada e os seus arredores durante algum tempo. Vale pedir mais informações ao profissional para garantir uma boa higienização sem prejudicar a recuperação.

Outro cuidado é referente ao uso de enxaguantes bucais. Você somente deve utilizar o produto se houver recomendação médica. Do contrário, suspenda o hábito durante a recuperação para evitar complicações.

Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas após a extração do dente do siso
É bem provável que após a cirurgia de remoção do siso, o cirurgião-dentista indique analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios para diminuir dores, inchaços e incômodos e auxiliar na cicatrização. Evite ingerir bebidas alcoólicas durante esse período, porque elas prejudicam a ação dos medicamentos.

Também é necessário evitar fumar, pelo menos até a remoção dos pontos. Isso porque as substâncias tóxicas do cigarro penetram na mucosa e interferem no processo de cicatrização.

Tome os medicamentos conforme orientação
Ao contrário do que muitos imaginam, a recuperação após a extração do dente do siso pode ser indolor e tranquila, desde que o paciente siga todas as orientações dos tópicos anteriores. Mas o principal mesmo é tomar os medicamentos conforme prescrito pelo cirurgião-dentista. Essa dica parece óbvia, no entanto, quem nunca se automedicou da forma como achou conveniente? Seguir a frequência e dosagem indicadas vão ajudá-lo a prevenir incômodos diversos.

Por fim, a dica mais importante para perder o medo de tirar o dente do siso e garantir um procedimento tranquilo é escolher o profissional e local de referências. Você deve confiar no cirurgião-dentista e se certificar de que a clínica possui infraestrutura adequada para realização da cirurgia.

A Clínica Biodonto conta com todos os recursos para fazer a cirurgia de remoção do dente do siso com segurança e conforto. Saiba mais sobre nós e nossos profissionais!

Recommended Posts